quarta-feira, 27 de outubro de 2010

23 e 24.10.10 - V CEOD (Francisco Beltrão)


Outro Congresso em que o Capítulo Maringá se faz presente com uma delegação muito grande (mais de 30 membros viajaram para o evento), e nesse encaramos mais uma das famosas viagens longas que os DeMolays encaram na mais absoluta tranquilidade, por se tratar de mais um evento de nossa querida Ordem.
Os membros maringaenses saíram na sexta à noite e, após buscar nosso Irmão Lucas Cassiano que chegara de seu vôo oriundo do Rio de Janeiro, partimos rumo à Francisco Beltrão. Chegamos lá por volta de 5h da matina e esperamos até que pudéssemos retirar nossos kits e tomar um ótimo café da manhã.
Feito isso, almoçamos e fomos ao hotel, onde descansamos um pouco e retornamos para a defesa das candidaturas (cidades-sede dos eventos estaduais 2011 e candidatos a MCE e MCEA), que ficou decidido da seguinte forma:
  • Fórum de Liderança: CURITIBA
  • Elevação e Olimpíadas Estaduais: UMUARAMA
  • Congresso Estadual: CAMPO MOURÃO
  • Mestre Conselheiro Estadual: GUILHERME "CABELO" DIEGUEZ CÂNDIDO (Maringá)
  • Mestre Conselheiro Estadual Adjunto: TÂNIOS "TURCO" ABDALLAH (Guarapuava)
Concluídas as votações com as aprovações dos nomes supracitados, jantamos e retornamos ao local do evento, onde ocorreu a entrega de algumas homenagens, com presença maringaense nas duas oportunidades (abaixo citando os nomes dos filiados ao Capítulo Maringá que foram homenageados):
  • Cruz de Honra: Tio PAULO ROBERTO MACHADO (Maringá)
  • Chevalier: Irmão UALID SALEH HATOUM (Maringá)
Com a entrega das honrarias citadas acima, encerrou-se a programação do sábado.

No domingo, já pela manhã, ocorreu a cerimônia que deu origem aos dois primeiros Legionários paranaenses. A Legião de Honra é a maior honraria fornecida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil e, para felicidade e orgulho do Capítulo Maringá, um dos anunciados para receber tal honraria foi nosso grande Irmão/Tio LUCAS CASSIANO DA COSTA, o qual tem um histórico gigantesco de trabalhos pela Ordem DeMolay como um todo, não se restringindo apenas ao seu Capítulo.
Após isso, houve a posse dos Mestres Conselheiros Estaduais (titular e adjunto) e o evento foi encerrado oficialmente. Almoçamos e começamos nossa viagem de volta à Maringá.

O exposto acima resume os principais fatos ocorridos no evento. Piadas e ocorridos cabem aos participantes a memória de tais acontecimentos, =D.
Parabéns à organização do evento e também aos homenageados.

Um grande abraço

22.10.10 - Filantropia na Fundação Isis Bruder (Centro Educacional Infantil Vó Tita)

TEXTO POR MATHEUS "VAREJÃO" ROSA DOS SANTOS

No ano de 2000, um grupo de pessoas ligadas às mais diversas áreas profissionais e sociais de Maringá começou a formatar uma instituição que englobasse diversos projetos, dando a eles um caráter mais planejado, legalizado e profissional. Assim a fundação Isis Bruder deu seus primeiros passos e em 19 de junho de 2001 teve sua escritura pública lavrada e passou, desde então, a gerenciar diversos projetos sociais. Uma das unidades dessa instituição é a CEI Vó Tita.

Com o objetivo de atender e defender integralmente as crianças de 2 à 6 anos e o adolescente, libertando-os da pobreza física, econômica e social, o Centro Educacional Infantil Vó Tita desde 1969 realiza esse honroso trabalho oferecendo a esses jovens uma assistência humana, proporcionando-lhes educação social, cultural, recreativa e educacional alimentar. Hoje esta unidade atende cerca de 110 crianças nos períodos da manhã e tarde.

No dia 22 do mês de outubro os membros do capítulo Maringá da Ordem DeMolay nº 89 se uniram para mais uma atividade filantrópica, sendo ela na instituição citada. Proporcionando às crianças: Cama elástica, Pipoca, algodão doce, cachorro quente e diversas coisas mais, a diversão começou cedo, por volta das 8 horas da manhã, onde iniciaram uma serie de atividades e brincadeiras organizadas por nossos irmãos.

Dando às crianças a liberdade que elas merecem, atividades como: jogar futebol, queimada, vôlei, pular corda e cama elástica, todas ocorreram concomitantes e, sem qualquer sombra de dúvidas, nos divertimos tanto quanto elas. Sem ser necessária a parada para o almoço, pois desde cedo todos comiam ocasionalmente, as brincadeiras tiveram continuidade até o fim da tarde.

No final do dia, presenteamos as crianças com um pacote de doces (contendo bombons, balas, pirulitos, dadinhos, etc.) e assim todos, inclusive nós, voltamos para nossos lares com um grande sorriso em nossos rostos.

Tais eventos nos mostram como é gratificante fazer o bem, mesmo que seja com coisas tão simples. As crianças sempre nos relembram de como realmente devemos ser; puros de pensamentos, palavras e ações. Com certeza temos aprendido grandes lições em nossos trabalhos e sem dúvida este também nos ensinou muito.

domingo, 10 de outubro de 2010

02.10.10 - Iniciação da 42ª Gestão Administrativa


O Capítulo Maringá, na sua missão de sempre renovar as forças, realizou, no segundo dia do mês de outubro, a Cerimônia de Iniciação da 42ª Gestão, dando as boas vindas para seis novos DeMolays que, certamente, virão a engrandecer nosso Capítulo, contribuindo para sempre evoluir positivamente.
Desse modo, cito aqui os nomes dos novos membros que o Capítulo Maringá pode agora chamar de Irmãos:
  1. Vinícius de Freitas;
  2. Rafael Prudente;
  3. Emanuel Formagio;
  4. Eduardo Camarini;
  5. Bruno Stabile; e
  6. Lucas Gomes
Esperamos que cada um desses jovens possa apreciar as oportunidades de desenvolvimento pessoal presentes na Ordem DeMolay, bem como colaborar para uma sociedade melhor.

Grande abraço e boas vindas, jovens DeMolays.

sábado, 9 de outubro de 2010

26.09.10 - Filantropia no Recanto "Plantando Vidas"

TEXTO POR MATHEUS "VAREJÃO" ROSA DOS SANTOS
O Recanto Plantando Vidas é uma instituição que desde 2003 promove o acolhimento e recuperação de dependentes químicos do sexo masculino acima de 18 anos, sendo a grande maioria deles ex-usuários do crack. O atendimento prestado pela instituição inclui: moradia, alimentação, higienização e trabalho para os indivíduos, que necessitam ser retirados do seu núcleo familiar e/ou comunitário em virtude do abuso das substâncias psicoativas.

Os internos recebem visitas mensais de no máximo duas pessoas de sua família, ou seja, a carência dessas pessoas não se aplica a coisas materiais, mas sim de atenção.
No dia 26 do mês de setembro, o Capítulo Maringá se uniu em mais um ato solene. Embora o dia chuvoso tenha dificultado o acesso ao local (uma chácara afastada da cidade sem rodovia pavimentada) não serviu como desculpa, e os membros do capítulo compareceram em peso.

Chegando por volta das onze horas, começaram os preparativos para o churrasco, acompanhado de uma comida de excelente qualidade preparada previamente por nossas tias do clube de mães. Nesse momento aproveitamos para conversar com os internos e ouvir suas historias, mostrando-nos a dura e severa realidade dessas pessoas e também nos unindo em uma roda de violão.


Por ser uma instituição que sobrevive de doações, os internos não possuem alguns “luxos”, sendo a alimentação dos mesmos bem simples. Vendo isso, o capitulo levou para o lanche da tarde algo para quebrar um pouco a rotina (cento e oitenta pães; meio quilo de requeijão; um quilo e meio de doce de leite; meio quilo de doce de abóbora; refrigerantes; molho de salsicha...)

No final da tarde, foi possível ver que o nosso objetivo foi alcançado. Além de termos uma tarde de excelente qualidade, a experiência trouxe um aprendizado importantíssimo: que esse terrível universo das drogas não está longe de nós, e que qualquer deslize estaremos sujeitos ao mesmo destino, ou até pior do que o aqueles homens.