TEXTO POR MATHEUS "VAREJÃO" ROSA DOS SANTOS
O Recanto Plantando Vidas é uma instituição que desde 2003 promove o acolhimento e recuperação de dependentes químicos do sexo masculino acima de 18 anos, sendo a grande maioria deles ex-usuários do crack. O atendimento prestado pela instituição inclui: moradia, alimentação, higienização e trabalho para os indivíduos, que necessitam ser retirados do seu núcleo familiar e/ou comunitário em virtude do abuso das substâncias psicoativas.Os internos recebem visitas mensais de no máximo duas pessoas de sua família, ou seja, a carência dessas pessoas não se aplica a coisas materiais, mas sim de atenção.No dia 26 do mês de setembro, o Capítulo Maringá se uniu em mais um ato solene. Embora o dia chuvoso tenha dificultado o acesso ao local (uma chácara afastada da cidade sem rodovia pavimentada) não serviu como desculpa, e os membros do capítulo compareceram em peso.
Chegando por volta das onze horas, começaram os preparativos para o churrasco, acompanhado de uma comida de excelente qualidade preparada previamente por nossas tias do clube de mães. Nesse momento aproveitamos para conversar com os internos e ouvir suas historias, mostrando-nos a dura e severa realidade dessas pessoas e também nos unindo em uma roda de violão.
Por ser uma instituição que sobrevive de doações, os internos não possuem alguns “luxos”, sendo a alimentação dos mesmos bem simples. Vendo isso, o capitulo levou para o lanche da tarde algo para quebrar um pouco a rotina (cento e oitenta pães; meio quilo de requeijão; um quilo e meio de doce de leite; meio quilo de doce de abóbora; refrigerantes; molho de salsicha...)
No final da tarde, foi possível ver que o nosso objetivo foi alcançado. Além de termos uma tarde de excelente qualidade, a experiência trouxe um aprendizado importantíssimo: que esse terrível universo das drogas não está longe de nós, e que qualquer deslize estaremos sujeitos ao mesmo destino, ou até pior do que o aqueles homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário