segunda-feira, 27 de junho de 2011

25 e 26.06.2011 - V CONAMESCO (Pato Branco)

Mais uma vez o Conselho de Aperfeiçoamento para Mestre Conselheiros (CONAMESCO) do Paraná cumpriu seu papel. O fim de semana do evento foi extremamente frio, mas não o suficiente para abalar as chamas que nossos DeMolays carregam dentro de si e fazem qualquer evento gerar um ótimo ambiente familiar que supera qualquer dificuldade.
Dessa vez o CONAMESCO ocorreu pela 1ª vez na região sul do estado, sendo muito bem organizado pelos Irmãos Pato Branquenses. Maringá levou 2 DeMolays eleitos para serem MC no período administrativo do segundo semestre, a saber:
  • Matheus "Varejão" Rosa dos Santos - Capítulo Maringá;
  • Felipe "Fell" Carvalho Araújo - Capítulo de Jacarezinho (será o 1º MC)
Parabéns à todos os Mestres Conselheiros Eleitos. Agora vocês estão autorizados a comandar vossos Capítulos. Esperamos que as lições que lhes fornecemos tenham grande valia para vocês.

Grande abraço.

19.06.2011 - Ajuda no bingo "Chá de Inverno" da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Mais uma vez colaborando com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), o Capítulo Maringá auxiliou na execução do Bingo "Chá de Inverno" desenvolvido pela instituição.
Com a participação de cerca de 600 pessoas, o evento durou a tarde toda do domingo em questão, proporcionando um ambiente agradável para descontrair os presentes. O Capítulo Maringá compareceu em peso, contribuindo com o trabalho através de cerca de 20 DeMolays, os quais auxiliaram as organizadoras para que tudo corresse da melhor forma possível.
Concluído o evento, temos a certeza que de que nossos esforços colaborarão para que a RFCC continue a desempenhar os grandes trabalhos que tanto auxiliam na sociedade.

Até a próxima.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

05.06.2011 - Cerimônia Pública em Bela Vista do Paraíso



Aceitando o convite do Gabinete Estadual, os Capítulos Maringá nº89 e Londrina nº136 uniram-se para fazer uma apresentação pública na cidade de Bela Vista do Paraíso, onde o Grande Conselho Estadual do Paraná caminha a passos rápidos para atender com muita alegria a vontade dos Tios de lá para a instalação de um Capítulo DeMolay.

Iniciada a cerimônia, presidida pelo Irmão Mestre Conselheiro Estadual, Guilherme "Cabelo" Cândido, apresentamos várias de nossas cerimônias, dando aos presentes uma boa demonstração do que a Ordem DeMolay é feita. As cerimônias apresentadas foram as seguintes:
  1. Cerimônia das Luzes: Feres Azevedo Salem (ICC do Priorado Cavaleiros do Paraná);
  2. Cerimônia do Abraço: Anderson Gonçalves Ernesto (Capítulo Maringá);
  3. Cerimônia em homenagem às mães: Irmãos do Capítulo Londrina;
  4. Poema em homenagem às mães: Gabriel Isboli (MC do Capítulo Maringá)
Ainda contamos com a presença de representantes do Conselho Consultivo de Londrina e Maringá, do Clube de Mães de Maringá e do Grande Conselho Estadual.

Agora resta continuar a auxiliar os Tios de Bela Vista do Paraíso para que o novo Capítulo possa nascer e crescer forte, de modo a auxiliar grandemente a sociedade, essência da Ordem DeMolay enquanto formadora de homens de bem.

Até a próxima, caros leitores.

28.05.2011 - Homenagem às Mães no Capítulo Londrina nº 136

Retribuindo a visita do Capítulo Londrina do dia 07/05/2011, onde nossos Irmãos londrinenses apresentaram uma cerimônia inédita para nós de Maringá (com direito a truques de mágica na apresentação), juntamente com o Irmão Mestre Conselheiro Estadual, Guilherme "Cabelo" Cândido e sua namorada, fomos à Londrina no dia 28/05 para também apresentarmos uma cerimônia lá.

O Irmão Rafael Brito, Mestre Conselheiro de Londrina, fez a abertura da cerimônia pública normalmente e, na sequência, pediu para que eu fizesse a apresentação de uma cerimônia que sempre emociona o pessoal aqui em Maringá: um poema em homenagem às mães. Apresentei o poema e então a porta das emoções começou a se abrir para os presentes.

Concluída minha apresentação, a porta das emoções foi "escancarada" pelos demais Irmãos de Londrina que apresentaram uma nova homenagem às mães (mas sem show pirotécnico dessa vez, hehe). 3 DeMolays alternavam-se enquanto o texto era praticamente declamado, e os choros foram inevitáveis.

Concluída a apresentação, o Capítulo Londrina ainda elaborou um jantar com uma ritualística em homenagem às mães e, pelo que fiquei sabendo, os presentes gostaram muito.

Parabéns pela criatividade e condução dos trabalhos realizada pelo Irmão Rafael Brito e demais membros do Capítulo Londrina nº 136. Esperamos que esse intercâmbio de nossas qualidades possa render mais alegrias.

Grande abraço

quarta-feira, 8 de junho de 2011

22.05.2011 - Filantropia no "Lar de Preservação à Vida"

(TEXTO POR LEONARDO BERNARDI GIL)

O Lar Preservação da Vida foi fundado em 26 de agosto de 1987, é uma instituição não governamental, sem fins econômicos, classificada de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), como Proteção Social Especial de Alta Complexidade, atendendo em regime de abrigo permanente.

O objetivo da Instituição é oferecer atendimento integral a gestante, de qualquer faixa etária, em situação de vulnerabilidade; crianças de zero a seis anos em situação de risco, em conformidade ao artigo 90 e as medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente e a partir do ano de 2004, passou também atender a mulheres vítimas de violência, sob medida de proteção.

A Entidade busca promover o fortalecimento dos vínculos familiares após o parto, oferecendo psicoterapia e trabalhos de grupo visando proporcionar o aumento da auto-estima. Possibilita ainda o acesso aos direitos necessários ao exercício da cidadania àqueles que não os tiverem.

No mês de abril entramos em contato com Helena, a coordenadora do projeto – Lar de preservação a vida para marcarmos uma visita, esta foi remarcada várias vezes por não haver brechas no calendário capitular, mas não desistimos e no dia 22 de maio fomos até a Instituição.

No dia 22 (domingo) de maio chegamos à Instituição que abriga e cuida de mães adolescentes e de crianças carentes para brincarmos e dar carinho as estas pessoas que precisam de uma atenção especial e que muitas vezes são deixadas de lado.

O projeto constituía-se em passar uma tarde com as crianças levando além da cama elástica, bolas de futebol, brinquedos e um maravilhoso café da tarde. O objetivo geral foi atingido, conseguimos levar a alegria e o carinho que pretendíamos, e com uma presença maciça dos Irmãos do Capitulo Maringá.

Porém o momento mais bacana foi quando estávamos indo embora, e as crianças ficando chateadas (apesar desta cena cortar o coração) nós tivemos a certeza de que o objetivo foi alcançado. Não só as crianças, mas todas as pessoas envolvidas no projeto pediram nossa volta em uma próxima oportunidade, este foi aceito prontamente pelos Irmãos.