O Lar Preservação da Vida foi fundado em 26 de agosto de 1987, é uma instituição não governamental, sem fins econômicos, classificada de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), como Proteção Social Especial de Alta Complexidade, atendendo em regime de abrigo permanente.
O objetivo da Instituição é oferecer atendimento integral a gestante, de qualquer faixa etária, em situação de vulnerabilidade; crianças de zero a seis anos em situação de risco, em conformidade ao artigo 90 e as medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente e a partir do ano de 2004, passou também atender a mulheres vítimas de violência, sob medida de proteção.
A Entidade busca promover o fortalecimento dos vínculos familiares após o parto, oferecendo psicoterapia e trabalhos de grupo visando proporcionar o aumento da auto-estima. Possibilita ainda o acesso aos direitos necessários ao exercício da cidadania àqueles que não os tiverem.
No mês de abril entramos em contato com Helena, a coordenadora do projeto – Lar de preservação a vida para marcarmos uma visita, esta foi remarcada várias vezes por não haver brechas no calendário capitular, mas não desistimos e no dia 22 de maio fomos até a Instituição.
No dia 22 (domingo) de maio chegamos à Instituição que abriga e cuida de mães adolescentes e de crianças carentes para brincarmos e dar carinho as estas pessoas que precisam de uma atenção especial e que muitas vezes são deixadas de lado.
O projeto constituía-se em passar uma tarde com as crianças levando além da cama elástica, bolas de futebol, brinquedos e um maravilhoso café da tarde. O objetivo geral foi atingido, conseguimos levar a alegria e o carinho que pretendíamos, e com uma presença maciça dos Irmãos do Capitulo Maringá.
Porém o momento mais bacana foi quando estávamos indo embora, e as crianças ficando chateadas (apesar desta cena cortar o coração) nós tivemos a certeza de que o objetivo foi alcançado. Não só as crianças, mas todas as pessoas envolvidas no projeto pediram nossa volta em uma próxima oportunidade, este foi aceito prontamente pelos Irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário